Portal do Governo Brasileiro
New Templates by Blue host

Projeto de extensão: Roda de debate sobre Drogas e vulnerabilidades associadas

Publicado em Segunda, 12 Maio 2014

Mediadora: Jamila Zgiet- assistente social da CODEPLAS
Tema: “Perfil do adolescente em medida socioeducativa no DF”

A roda de debate ocorreu com discussão em paralelo com a apresentação da pesquisa da CODEPLAS sobre o tema, apresentado pela mediadora,  que foi realizado  no DF em maio de 2012,  em solicitação da Secretaria de Estado da Criança.

Aspectos  debatidos:

    • “O que esse adolescente faz na comunidade?" - Neste debate foram apresentadas as instituições que atendem, em diversas modalidades, esses jovens. Porém, a dificuldade de parcerias entre os serviços que possibilitem um cuidado envolva  as várias  necessidades dos jovens.
    • A distinção das modalidades de medidas sócio educativa (liberdade assistida, semiliberdade e internação), e o perfil sócio demográfico dos jovens apresentando a prevalência nos aspectos do perfil, como sexo masculino, raça negra, sem religião, residindo apenas com a genitora, com ensino fundamental incompleto, entre outros.
    • A “pirâmide” do tráfico, com  uma distinção entre o traficante maior e os jovens que utilizam a venda ára facilitar o consumo. Porém, na repressão ainda é problemático essa definição, com tendências moralistas por parte da politica.
    • Os programas assistenciais (como a bolsa família) como única estratégia e descontextualizado de um trabalho de reabilitação, autonomia e empoderamento.
    • A apresentação dos desejos e necessidades dos jovens por meio de aspectos apresentados no estudo áreas de interesse, atividade física, cultura e lazer, violência e segurança, plano de futuro e histórico sócio familiar.
    • Os dados trazidos para a roda de debate conseguiram desmistificar uma série de conceitos criados pelo coletivo imaginário sobre a juventude, delinquência e questões com a justiça.
    • A importância das Politicas Governamentais para desenvolver estratégias intersetoriais, com parcerias de ações. Pois, o que se observa que o trabalho é desenvolvido de forma separada, sem articulação entre os serviços e atores envolvidos.