Portal do Governo Brasileiro
New Templates by Blue host

Apresentação

Publicado em Segunda, 07 Abril 2014

SOBRE OS CENTRO REGIONAIS DE REFERÊNCIA SOBRE DROGAS (CRR)

Os Centros Regionais de Referência sobre drogas (CRR) surgiram em 2010 como uma estratégia de prevenção contida no programa Crack: É Possivel Vencer, que compõe a Politica Nacional sobre Drogas do Governo Federal.

Desde o ano de 2013, quando o Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (CRR/FCE/UnB) iniciou suas atividades, foram promovidos vários cursos de capacitação para os diversos profissionais da rede intersetorial que atuam com pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas. Inicialmente, os cursos oferecidos pelo CRR/FCE/UnB foram desenvolvidos para os profissionais de 4 municípios do estado de Goiás que formam o entorno do Distrito Federal (DF): Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto. No ano seguinte, o público a ser capacitado foi composto pelos profissionais do Sistema Nacional de Socioeducação (SINASE) do DF, em especial àqueles que atuam junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Atualmente, os profissionais participantes das atividades de capacitação promovidas pelo CRR/FCE/UnB são da rede intersetorial do próprio Distrito Federal.

Nos primeiros anos, a equipe do CRR/FCE/UnB trabalhou exaustivamente para articular serviços e atores da rede do entorno do DF, bastante carente nesta área de atuação, promovendo atividades in loco que incluíram discussão de casos, acolhimento de demandas espontâneas, aulas e palestras com temáticas transversais à questão central drogas. Foram mais de 300 profissionais participantes. O sucesso desse primeiro curso acabou conduzindo o CRR/FCE/UnB ao seguinte público-alvo, porém não menos desafiante, que foram os profissionais do SINASE. Cerca de 100 profissionais participaram desta capacitação, que teve como diferencial as aulas terem sido teórico-práticas, diferente dos cursos anteriores em que as atividades eram dividas em um bloco todo teórico e um todo prático.

Na fase atual, atendendo aos mais de 170 profissionais da rede intersetorial do DF, o CRR/FCE/UnB segue um modelo aprimorado dos cursos anteriores, desenvolvendo suas atividades em 3 eixos; o Eixo I é composto de conteúdos teóricos ministrados por especialistas na área; o Eixo II por atividades práticas desenvolvidas in loco nos territórios de 7 regiões administrativas do DF (Taguatinga, Ceilândia, Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Gama e Santa Maria), incluindo discussão de casos e a articulação da rede; e o Eixo III, que constitui o momento de atividades exclusivamente com os gestores da rede interssetorial.

Concomitante às atividades de ensino, o CRR/FCE/UnB desenvolveu diversos procedimentos de pesquisa que resultaram em trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, livros, apresentações em eventos nacionais e internacionais, e outros. Esses trabalhos demonstram o compromisso com o desenvolvimento da pesquisa baseada nas atividades vivenciadas na prática, com vistas a contribuir com a escassa literatura sobre formação de profissionais para atuarem junto às pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas.

OBJETIVOS DO CRR/FCE/UnB

O CRR/FCE/UnB é um Programa de Extensão da UnB e um Grupo de Pesquisa CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4817837547822266) e tem como objetivo a capacitação de profissionais que atuam com pessoas em sofrimento devido ao uso problemático de álcool e outras drogas no Distrito Federal e na região do entorno do DF, e o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre drogas e suas vulnerabilidades associadas.

Tem como missão promover a capacitação e o fortalecimento da atuação destes profissionais em uma área com grandes desigualdades e exposta a diversos riscos, inclusive àqueles relacionados ao consumo e ao tráfico drogas. Também, atende ao próprio projeto político pedagógico da Faculdade de Ceilândia da UnB (FCE/UnB), que visa a atuação no território junto à comunidade, de modo a descentralizar as ações da Universidade e ir ao encontro de territórios mais vulneráveis. A FCE/UnB foi panejada para ampliar a oferta de ensino superior público e gratuito para a população residente no Distrito Federal, assim como nos municípios do entorno do DF. O campus UnB–Ceilândia é um dos instrumentos desta proposta de descentralização para a ampliação do contato da UnB com as comunidades do DF e seu entorno. Além dos cursos de capacitações, o CRR/FCE/UnB oferece aos alunos e pesquisadores a oportunidade de trabalharem com este tema em projetos de iniciação científica e de extensão, além de mestrado e doutorado.

Autoras: Flávia Virgínia, Andrea Galassi e Daniela Ketlyn