No dia 22 de maio teve início a capacitação voltada ao manejo de álcool e outras drogas, saúde mental e desenvolvimento de habilidades laborais, destinada a profissionais do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) Juventude. A proposta metodológica do programa foca no atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade agravada, particularmente expostos ao uso abusivo de substâncias psicoativas, à violência letal e à exploração do trabalho pelo crime organizado.
Realizado pela Universidade de Brasília (UnB), o curso tem como objetivo qualificar, de forma presencial, as equipes multiprofissionais do Pronasci Juventude atuantes em Salvador (BA) e no Rio de Janeiro (RJ). A formação busca fortalecer o atendimento a adolescentes em contextos marcados por altos índices de violência e/ou inserção no sistema socioeducativo, considerando uma abordagem de redução de danos, promoção da saúde mental e construção de trajetórias profissionais.
A capacitação será desenvolvida ao longo de cinco módulos temáticos, realizados mensalmente entre maio e setembro de 2025, com duração de dois dias cada. Os temas abordados serão:
- Adolescências
- Uso de álcool e outras drogas, tráfico e saúde mental
- Metodologias de abordagem com adolescentes: interesses, habilidades laborais e projetos de vida
- Articulação territorial e mobilização das redes públicas de cuidado e assistência
- Redução de danos: uma perspectiva social e territorializada
Veja o álbum de fotos: