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Como uma das ações do Programa “Crack, É Possível Vencer” de 2012, foi lançado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) o edital de chamamento público voltado às Instituições de Ensino Superior Públicas para a criação de Centros Regionais de Referência para a capacitação presencial dos profissionais da rede integral de cuidados das pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas. A partir de então, a Prof. Dra. Andrea Gallassi, da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, iniciou a mobilização de parceiros para a criação do, hoje, Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (CRR/FCE/UnB).


Foi, então, no ano de 2013 que o CRR/FCE/UnB começou suas atividades. O objetivo, inicialmente, foi mapear toda a rede intersetorial dos municípios que compõem o entorno do Distrito Federal – primeira região de atuação do CRR/FCE/UnB – sendo eles: Valparaíso (GO), Luziânia (GO), Águas Lindas (GO) e Braslândia (DF). Após o trabalho de pesquisa e visitas regionais para o mapeamento da rede, foi dado início ao processo de capacitação dos profissionais que compunham a rede intersetorial dos municípios citados.


Ao longo de um ano foram ministrados os seguintes cursos:


CURSO 1 - Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência à Saúde da família (NASF).
CURSO 2 - Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos e outros Agentes Sociais.
CURSO 3 - Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Agentes dos Sistemas Judiciário, Policial e Ministério Público.
CURSO 4 - Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.
CURSO 5 - Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos e outros Agentes Sociais.
CURSO 6 - Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Profissionais do Poder Judiciário, Ministério Público e entidades que atuam no atendimento/apoio a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com privação de liberdade.
CURSO 7 - Curso de Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes em Hospitais Gerais (HG).

No ano seguinte, em 2014, foi dado prosseguimento ao trabalho do ano anterior, ampliando as capacitações nos municípios do entorno, dessa vez, incluindo o de Santo Antônio do Descoberto.
Uma das principais atividades desenvolvidas pela equipe do CRR/FCE/UnB e que se tornou sua principal característica foi o apoio matricial, direcionado a atenção na perspectiva psicossocial. Essa modalidade de atenção visa compreender a realidade do sujeito com uso problemático de drogas dentro do seu contexto territorial, sendo suas ações desenvolvidas em parcerias intersetoriais e com a comunidade local, visando uma efetiva implementação do cuidado. O apoio matricial pressupõe a ideia de que uma equipe especializada supervisione, discuta e apoie a condução de casos com equipes generalistas ou de outras áreas de atuação de mesmo território, e que também atuam com pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas.


O matriciamento visa proporcionar apoio e autonomia aos profissionais generalistas e de outras especialidades nas ações de saúde mental por meio de estratégias como:
• Capacitações em serviço,
• Discussões de casos e
• Aparatos de suporte e de formação continuada.

Após o curso teórico realizado em cada um dos 4 municípios, ocorreu a primeira atividade de matriciamento, agendada de acordo com a disponibilidade do dos profissionais de cada município.

O profissional da equipe do CRR/FCE/UnB, denominado de coordenador de território, organizou as turmas de profissionais de modo a estimular os espaços de discussão e a intersetorialidade, sendo os participantes de diversas áreas de atuação.


As ações em cada encontro foram desenvolvidas em três contextos:
• Conhecimento de forma objetiva das demandas sobre drogas e das atividades oferecidas pelos serviços presentes ou que poderiam oferecer;
• Conhecimento das necessidades para o cuidado que acreditavam ser importantes para o trabalho naqueles serviços;
• Orientações estimulando parcerias de cuidado entre os serviços daquele território;
• Orientações para o reconhecimento e para o fortalecimento das ações exitosas já realizadas, ainda que houvesse ausência ou insuficiência de alguns serviços básicos da rede de atenção psicossocial.


O coordenador de território revisou os conteúdos aprendidos na parte teórica presencial e relacionou-os com a vivência dos profissionais e a realidade territorial dos serviços durante o matriciamento, assim como ofereceu um espaço para a apresentação dos serviços e de suas competências.


Os coordenadores de território fizeram, também, a indicação de textos para os participantes, realizaram oficinas, visitas aos serviços, atendimento de paciente com os profissionais e visitas domiciliares.
No período entre 2013 a 2014 foram mais de 300 profissionais participantes das capacitações promovidas pelo CRR/FCE/UnB.


Ainda no ano de 2014, dada a repercussão positiva dos cursos até então realizados, o CRR/FCE/UnB foi convidado a promover um curso de capacitação exclusivo para os profissionais do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal (SSE). Em 2015 foi iniciada, então, essa capacitação a partir de um intenso processo de organização em equipe para a criação e execução de uma metodologia pedagógica direcionada aos profissionais atuantes neste Sistema.


O curso para os profissionais do Sistema Socioeducativo aconteceu entre agosto e outubro de 2015 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foram ministradas aulas teóricas e aulas teórico-práticas para mais de 100 profissionais do SSE/DF.


No início de 2017 o CRR/FCE/UnB recebeu mais um convite: capacitar as Regiões Administrativas do Distrito Federal. No mês de maio começaram as aulas teóricas, sendo elas, novamente, realizadas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.


Após as aulas teóricas, os participantes foram separados em 4 regiões, de acordo com a local do serviço onde atuavam: Ceilândia/Taguatinga, Plano Piloto, Gama/Santa Maria e Planaltina/Sobradinho e seguiram o curso com a didática do matriciamento territorial nos serviços. Os profissionais de cada região escolhiam um local em comum para os encontros mensais de matriciamento.


Finalizadas as etapas teóricas e de matriciamento, foi realizado o seminário de encerramento, onde todos os participantes das 4 regiões trabalhadas se encontraram novamente para a discussão dos pontos em comum e as particularidades de cada território. Esse momento trouxe enorme enriquecimento ao trabalho, uma vez que o aprendizado pôde ser ampliado a partir das semelhanças e diferenças encontradas em cada local, materializando, assim, a complexidade que o cuidado das pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas requer.

Colaboradoras: Flávia Virgínia de Lima Souza; Josenaide Engracia dos Santos; Flávia Mazitelli de Oliveira; Daniela Ketlyn Porto de Souza.
Revisora: Andrea Gallassi.